Processo de Criação

A ideia

Ao iniciar um processo de criação é importante ter criatividade, mas devemos aliar ferramentas e técnicas que auxiliem a marca a ser atemporal, moderna e a ter credibilidade e identidade forte o bastante para mostrar a função da organização, ou estrutura, a qual pertence.

Lembrando que demonstro os conhecimentos e técnicas que utilizo para a criação de identidade visual de uma empresa desde a escolha do nome, passando pela logo, papelaria e website, ou seja, todo o processo, podendo ser fracionado dependendo do passo a que se encontra ou da necessidade do cliente.

O nome

Na web é importante que o nome da empresa tenha um domínio de internet com o nome apropriado e fácil. Isso impactará diretamente na escolha do nome.

Hoje, identidade visual e digital são tão importantes quanto a simples escolha do nome. A partir disso, passamos a ver a tendência de mercado do nicho ao qual a organização se encontra, as técnicas mais utilizadas para traduzir uma ideia e o conceito apropriado em uma identidade visual e digital. Ela precisa ser de fácil compreensão para marcar e impactar o consumidor final, ao qual será oferecido. Estas escolhas passam por cores, formas e tendências.

Seguindo os mesmos moldes, a logo deve ter conexão, em suas cores e formatos, com o nome e referências, assim como a forma de trabalho. Definir as cores que influenciam a percepção humana é uma das etapas mais demoradas e difíceis para o designer, já que deve ser algo único, como a grafia em imagem que sintetiza tudo o que a organização representa, pois deve ser tratada de acordo com a importância e relevância.

Papelaria

Após a escolha do nome e da logo, iniciamos a criação-base de papéis baseada na Marca, como papéis timbrados, pastas e cartões de visita.

Assim inicia-se a distribuição da identidade da empresa com os cartões de visita e papéis timbrados. A finalização dessa etapa dá início a uma das maiores fontes de angariação de clientes e negócios hoje em dia: a Internet.

Web sites e Publicações Digitais

Esse é o próximo campo a ser utilizado em favor da propagação e do fortalecimento da marca. Sabemos que facebook, Instagram, Twitter e demais mídias sociais são importantíssimas em divulgação em massa e com um custo muito baixo. Para isso, é necessário que sejam criadas contas para cada uma das principais redes e publicações sazonais de boa visualização, com mensagens e informações curtas e claras, já que, atualmente, as pessoas não tem muito tempo para ler informações. 

O design torna-se imprescindível, já que combina informações, letras e cores que, por si só, já dizem muito. Estas publicações não podem ser muito frequentes e nem muito carregadas, precisam ter circulação com bom senso e com informações relevantes, para que os clientes, ou pessoas as quais as publicações possam afetar, sintam vontade de seguir e curtir suas páginas.
Com esses passos e estratégia definidos, damos prioridade ao website da empresa e às páginas nas mídias sociais, que são o cartão de visitas da organização na internet.
O processo de criação do site deve seguir ao mesmo formato utilizado até aqui: o conteúdo ser claro, direto, objetivo, sem muitas informações irrelevantes e com cores, caracteres e fontes que, além de serem definidas e seguirem o padrão dos passos anteriores, precisam estimular a vontade do internauta em ficar mais tempo, explorar os campos e menus. Para isso, é necessário ter divulgação, formulário de contato, descrição das metas da empresa e histórico e, se possível (dependendo da forma de serviço), um e-commerce para a comercialização dos produtos online ou melhoria na facilidade em adquirir os produtos ou serviços.

Manutenção e Continuidade

Para a melhor performance, as publicações digitais, gráficas, em mídias sociais e website precisam ser alterados, atualizado,s e até mesmo melhorados, seguindo tendências e/ou renovação nos produtos e serviços. Para isso, a manutenção feita pelo web designer é de grande importância, já que o mesmo seguirá as últimas tendências e fará um serviço profissional, aumentando consideravelmente o desejo de consumo de seus clientes e melhorando, assim, a performance de vendas e negociação. Marca forte, empresa forte, bons negócios.

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